A foto é de uma pavimentação na Camacha, Madeira, onde passo (quase) diariamente.
O tapete de hexágonos é do snack-bar Pinoco, no centro da Camacha. O pé é meu.
Há muito mais hexágonos para além das abelhas.
O pavimento que eu usei na imagem dos robôs do post anterior, escrevi-o em Python.
O que me leva à questão: sem recorrer a inteligência artificial, modelos de linguagem e afins, como elaboraria um algoritmo para gerar uma pavimentação de hexágonos? Pode ser em pseudo-código. Python é só 'a linguagem da moda' e não gosto da ideia de ficarmos presos a ela.
Se eu me lembrar a por uma calculadora na mochila, amanhã, volto ao assunto.
Havendo hexágonos em tanto lado, até em V'ger e C'quer ( C'quer é a versão de V'ger num universo paralelo, onde a Terra em vez de sondas Voyager mandou sondas Conqueror... quem estiver interessado nessa versão pode jogar Star Trek Online ou então ver os meus vídeos no canal Youtube 'CPauloF Joga').
Eu posso partilhar a minha versão de um algoritmo, só que em vez de um mundo de utilizadores (também são necessários, não me interpretem mal), prefiro um mundo com gente criativa.
Pense um bocado.
Como geraria uma pavimentação de hexágonos?
- Com lápis, régua, compasso e esquadro?
- Com papel, lapis, régua, compasso, mas sem esquadro?
- E informaticamente. [Em pseudocodigo, num computador, numa calculadora, em BASIC, sem Python]
E...? Está bem. Não pergunto mais hoje. Não vou dar soluções. Posso mostrar fotos, só para terem noção que as soluções existem.
(update de 15 de Julho de 2025)
Estão a ver? Eu não estou a perguntar nada que não tenha já feito. A Casio 9860GII não tem Python.
O que interessa não é a linguagem, nem mesmo saber programar. É a capacidade de conceber um algoritmo, 'uma receita' para fazer isto. Depois, numa linguagem que o leitor conheça, o leitor escreve a receita, e uma máquina que conheça a linguagem... executa.
Eu poderia fazer mais perguntas, vou deixar para outro dia.
PS: Para escrever o codigo BASIC usado para gerar as pavimentações na calculadora... fiz os cálculos mentalmente, mas houve apenas um (até simples) que foi escrito num guardanapo, no café.
Sem comentários:
Enviar um comentário