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terça-feira, 15 de julho de 2025

Conversas de café e redes sociais (l)

 Matemática é uma ciência especial. Para fazer Matemática não precisamos mesmo de um laboratório, de um computador electrónico, ou sequer de ferramentas. Dar jeito, dão.
Se são necessários? Não!

Só necessitamos da nossa mente.

É difícil chegar a um sítio em que não seja verdade que 'Aqui há Matemática'.

De vez em quando vemos pessoas a perguntar 'Para que é que isto serve?'
Ou a dizer 'Eu nunca vou usar isto na vida.'

'Deviam ter-me ensinado a pagar impostos em vez do teorema de Pitágoras.'

O facto de estas frases sairem de bocas revela algumas falhas do nosso sistema de ensino.

Ensinar legislação fiscal tem algo que se diga. A legislação é aprovada e modificada por políticos. A menos que se ande colado à comunicação social ou a redes sociais (o que eu não recomendo para bem da vossa sanidade mental), é fácil ficar desactualizado.

Mesmo o insultuoso acordo ortográfico (que foi aprovado e 'democraticamente imposto' em Portugal ) foi imposto... e não houve formação obrigatória gratuita.
Só as gerações mais recentes levaram com ela na escola.

Se calhar porque são o público que não vai questionar, e 'engolir' o 'é assim e pronto'.

Com impostos, não é a mesma coisa, é pior: muda-se a lei... e até penaliza-se quem não a souber, porque nunca aprendeu.

E quem paga é a Matemática? O teorema de Pitágoras?

A Matemática é como é para treinar as pessoas a fazer raciocínio lógico, dedutivo. Dar a capacidade de pensamento crítico. 

Até a memória pode e deve ser treinada. Obviamente é insano e inconcebível obrigar uma pessoa a saber quantidades absurdas de Matemática. Existem livros, formulários... só que também vamos por uns requisitos mínimos. É inaceitável 'saber nada'.

Espero que o Teorema de Pitágoras nunca desapareça do ensino obrigatório. Até podem mudar-lhe o nome que não me oponho. Quero uma população que pense e não uma que mecanize e aceite cegamente tudo. 

Melhorem à vontade os programas de Matemática, combatam a ignorância. Isso inclui o justificar porque se ensina o teorema de Pitágoras, cujo conteúdo é uma verdade universal em geometria euclidiana, e não legislação fiscal que muda conforme o país, a época, os políticos, e se calhar, até da fase da Lua.




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